Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

Aprenda a se prevenir e a identificar o CÂNCER DE PELE

O verão está chegando, e a radiação solar incide com mais intensidade sobre a nossa pele, e por isso os cuidados devem ser redobrados para evitar o Câncer de Pele e outras doenças da época, como micoses, brotoejas, manchas, acne solar, insolação e desidratação. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são registrados 185 mil novos casos de Câncer de Pele por ano, e 1 a cada 3 casos de câncer diagnosticados no Brasil, são desse tipo de câncer.

O tipo mais comum de Câncer de Pele é o não melanoma, sendo felizmente o menos agressivo, com baixa letalidade. Entretanto, o tipo MELANOMA é o mais agressivo e apresenta mais de 8 mil casos anuais no Brasil. Devido a essa alta incidência, a campanha #DezembroLaranja vem para alertar sobre a necessidade de prevenção da doença.

COMO SE PREVENIR DO CÂNCER DE PELE?

Evitar a exposição solar exagerada, protegendo a pele dos raios UV é a melhor opção, principalmente para as pessoas que se enquadram no grupo de risco: pele e olhos claros, com sardas ou muitas pintas, com histórico familiar de câncer de pele, com queimaduras solares, e que não se bronzeiam com facilidade (ficam com a pele avermelhada após exposição ao sol). No entanto, pessoas de todos os tipos e tonalidades de pele devem seguir as seguintes recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia:

- Filtro solar: deve ser aplicado diariamente, com Fator de Proteção Solar (FSP) de 30 ou superior, principalmente durante os momentos de exposição ao ar livre e em cima de cicatrizes (pois as cicatrizes recentes podem se tornar escuras com a exposição ao sol, e as antigas podem desenvolver tumores). É importante também estar atento se o protetor solar escolhido é resistente à água, em casos de atividades na piscina ou exercícios que fazem suar muito, é preciso evitar os protetores em gel, pois saem com maior facilidade;

- Roupas e acessórios: o chapéu e as roupas de algodão bloqueiam os raios UV, e o óculos de sol com tal proteção previnem a catarata e outras lesões oculares. O mesmo é válido para barracas e guarda-sóis, as feitas de algodão e lona absorvem metade dos raios UV, enquanto as de nylon não conferem muita proteção. Além disso, deve-se evitar a exposição ao sol das 10h às 16h, mesmo com o uso de filtro solar, roupas e acessórios adequados;

- Alimentação: pode abusar dos líquidos! Água, sucos e água de coco ajudam a evitar o ressecamento, e alimentos como a cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba ajudam a prevenir os danos solares na pele, por serem ricos em carotenoides;

- E por último: conheça a sua pele. Conheça as pinta e manchas já existentes, e repare em qualquer alteração de forma, tamanho ou coloração. Também é necessário ficar atento para o surgimento de novas pintas ou manchas.

COMO IDENTIFICAR O CÂNCER DE PELE?

Para não ficar na dúvida se a mancha, pinta ou eczema é um sinal de Câncer de Pele, o ideal é a avaliação com um dermatologista. No entanto, existem algumas características para as quais você deve ficar mais atento. Nos homens, o Melanoma é mais frequente no rosto e no tronco, nas mulheres aparece mais nas pernas (região inferior) e em negros e pardos, esse tipo de câncer se desenvolve mais na palma das mãos e sola dos pés. Mas no geral, para a identificação de um tumor maligno na pele, a Regra ABCDE pode ser usada.

REGRA ABCDE

A - Assimetria: caso a mancha ou pinta seja assimétrica, é provável que seja maligna;
B - Borda: a borda deve ser regular, sem ondulações, para ser considerada uma pinta ou mancha benigna;
C - Cor: pintas pretas escuras, com dois tons ou mais, ou com mudança de cor, são sinais de tumor maligno;
D - Diâmetro: manchas ou pintas maiores que 5 milímetros são consideradas malignas;
E - Evolução: a mudança de cor, tamanho, formato, e a presença de sangramento também são indícios de câncer.

Aqui no Sermege você pode contar com o atendimento das nossas excelentes dermatologistas, Drª Aline Santana e Drª Tarsila Lessa. A sua pele merece o melhor cuidado. Em caso de suspeitas, não deixe de agendar uma consulta.

Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde

Fonte:
– SBD Sociedade Brasileira de Dermatologia e Mayo Clinic.

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege