NOTÍCIAS
Acompanhe as novidades.
- 25 outubro 2018
Contra a tuberculose: VACINE-SE!
Em tempos de COVID-19, a tuberculose continua sendo um problema no Brasil e segue como a segunda doença infecciosa que mais mata no mundo. Para se proteger? Vacina e tratamento.
77 mil: esse foi o número de pessoas que contraíram a tuberculose no Brasil, apenas em 2019. No mesmo ano, foram 4.500 mortes, segundo a Secretaria de Vigilância Sanitária. Hoje, 24 de março, é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e nós do Sermege viemos trazer mais informação e conscientização sobre a doença.
TUBERCULOSE: O QUE É? O QUE CAUSA? QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, afetando principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos do corpo, como as ínguas (linfonodos), ossos, rins e intestino. Quando não diagnosticada rapidamente, a tuberculose pode causar consequências graves, levando à morte. Os principais sintomas são a febre, perda de apetite, emagrecimento, fraqueza e desânimo, podendo surgir outros sintomas a depender de onde a doença se instala. Como os pulmões são os mais atingidos, a tosse seca ou com catarro é bem comum.
No entanto, existe CURA e PREVENÇÃO: o tratamento medicamentoso e a vacinação das crianças.
COMO PREVENIR A TUBERCULOSE
Contra a tuberculose existe VACINA! Sabe essa marquinha que você tem no braço, próxima ao ombro? Ela tem um significado muito especial: a proteção contra a tuberculose. Essa cicatriz é gerada devido a uma reação comum à vacina contra a tuberculose, chamada de BCG (Bacilo de Calmette-Guérin). Normalmente, todos os adultos já possuem essa marca, pois a indicação da Sociedade Brasileira de Imunizações é que sejam vacinadas todas as crianças antes de completar 5 anos de vida e quaisquer pessoas que convivem com portadores de hanseníase (lepra).
A vacinação é extremamente importante, pois previne principalmente as formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e tuberculose miliar (que se espalha pelo corpo). No entanto, se você não tem a marquinha, isso não quer dizer que não está imunizado. Algumas pessoas não têm essa reação, então o ideal é checar o cartão de vacinação.
E olha que interessante: mesmo que o indicado seja apenas a vacinação de crianças, um estudo determinou que a vacinação de idosos com a BCG pode prevenir outras doenças respiratórias. Durante as pesquisas, os idosos vacinados com BCG tiveram 75% menos infecções respiratórias do que os idosos não vacinados.
COMO CURAR A TUBERCULOSE
Sim, a tuberculose tem cura! Ao notar qualquer um dos sintomas relatados anteriormente, principalmente tosse persistente por mais de duas semanas, procure um médico. Você pode contar com a pneumologista do Sermege, a Drª Juliana Matos. Será realizado em um primeiro momento, o exame do escarro para o diagnóstico da doença. Baseado nos resultados, a médica irá orientar sobre o tratamento adequado, realizado através de medicamentos.
Para saber mais sobre o tratamento e cura da tuberculose, assista ao vídeo da SBPT - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia:
Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde
Fonte:
– SBIM, Sociedade Brasileira de Imunizações, "Vacina BCG".
– Secretaria de Vigilância Sanitária.
– Radboud University Medical Center, ScienceDaily, "Elderly people protected against respiratory infections by BCG vaccine: However, the effect of the vaccine specifically against COVID-19 has not been demonstrated."