NOTÍCIAS
Acompanhe as novidades.
- 25 outubro 2018
Dieta da gastrite: o que comer para melhorar os sintomas?
A gastrite causa queimação e dor no estômago, mas segundo os especialistas, você pode se prevenir – e melhorar os sintomas – através de algumas mudanças na sua rotina alimentar.
Quem nunca ficou com indigestão depois do farto churrasco de domingo? Ou então com aquela sensação de queimação quando bate a fome? Mas para algumas pessoas, essa sensação é ainda pior: a indigestão se junta com a queimação no estômago, causando dor, náuseas, vômito e, às vezes, arrotos frequentes. Quando isso acontece, dá-se o nome de gastrite.
Essa condição é uma inflamação do revestimento interno do estômago, causado pelo mesmo tipo de bactérias responsáveis pelas úlceras gástricas, e as dores podem piorar devido ao uso excessivo de anti-inflamatórios como o ibuprofeno e ingestão excessiva de bebidas alcoólicas. Pode aparecer momentaneamente (gastrite aguda) ou gradualmente com o tempo (gastrite crônica), e em algumas pessoas, é uma predisposição para úlceras e câncer gástrico.
No entanto, algumas dicas alimentares dos nossos gastroenterologistas e nutricionistas podem te ajudar a prevenir e tratar a gastrite e seus sintomas:
COMO COMER PARA MELHORAR A GASTRITE
Primeiro, é importante entender que COMO você come também é tão importante quanto O QUE você come. Estamos acostumados a fazer três grandes refeições durante o dia: café da manhã, almoço e jantar, mas fazer várias pequenas refeições pode ajudar a reduzir a produção do suco gástrico e a queimação estomacal. O sobrepeso e a obesidade também são fatores que aumentam os riscos da gastrite, por isso, alimentos saudáveis e uma dieta balanceada é a chave para a prevenção.
PARA PREVENIR: alguns alimentos ajudam a prevenir a gastrite ao inibirem o crescimento da bactéria causadora, H. pylori. Entre eles, estão: couve-flor, repolho, rabanete, amora, morango e açafrão.
PARA ALIVIAR OS SINTOMAS: a gastrite causa a inflamação no interior do estômago, por isso, alimentos com poder anti-inflamatório conhecido podem ajudar. Entre eles, estão: frutas frescas, vegetais, grãos e peixe.
PARA TRATAR: como a gastrite é causada por bactérias no estômago, alimentos com propriedades antibacterianas são bons aliados. Entre eles, estão: o brócolis, rico em sulforafano (substância bactericida), e os iogurtes, leites fermentados, kefir e outros tipos de alimentos probióticos. Os probióticos são alimentos que contêm bactérias "boas" para o nosso organismo. Quando chegam ao estômago, competem por espaço e alimento com as "bactérias ruins" causadoras da gastrite, diminuindo sua população.
O QUE EVITAR?
Se você tem gastrite, é melhor deixar esses alimentos fora do carrinho de compras. Carne vermelha, alimentos processados, ricos em sal e gordura, assim como o álcool são péssimas escolhas. Estudos científicos já comprovaram que esse tipo de alimentação pode mudar o revestimento interno do estômago, o tornando mais propenso a infecções por H. pylori, além de estimular a inflamação e piorar a queimação e as dores.
Mas não se esqueça, você pode contar com os nossos excelentes profissionais para te ajudar com a gastrite:
Gastroenterologistas: Dr. Thácio Ferreira, cirurgião gástrico e Drª Aline Souza, Drª Cinara Cerqueira, Drª Cláudia Machado, Drª Dalila Guedes, Drª Laura Vieira e Dr. Márcio Leite;
Nutricionistas: Nutri. Taina Silva e Nutri. Elaine Oliveira.
Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde
Fonte:
– MayoClinic e MedicalNewsToday.