NOTÍCIAS
Acompanhe as novidades.
- 25 outubro 2018
Estresse dos pés à cabeça! Veja como o estresse prejudica todo o seu corpo
Como andam os seus níveis de estresse?
Você pode até pensar que não, mas o estresse pode afetar todo o seu corpo! Os seus músculos, sua respiração, seu coração, seu sistema gastrointestinal, sistema endócrino, sistema nervoso e até mesmo o sistema reprodutor. Nossos corpos até que conseguem lidar bem com algumas doses de estresse, mas a longo prazo, quando o estresse se torna crônico, muitas mudanças podem ocorrer.
Quando estamos estressados, uma reação comum é a tensão muscular, que é um reflexo do nosso corpo para nos proteger contra a dor e ferimentos em situações de luta ou fuga. Uma consequência do estresse crônico é a tensão muscular por longos períodos, o que causa dor e desconforto. Por exemplo, muitas pessoas sofrem com dores de cabeça e enxaquecas devido à tensão dos músculos da região dos ombros, cabeça e pescoço.
Em relação ao sistema respiratório, o estresse pode piorar doenças respiratórias preexistentes e engatilhar crises de asma, por exemplo. O nosso coração juntamente com os vasos sanguíneos também são coordenados pela resposta do nosso corpo ao estresse. Quando precisamos fugir de alguma situação de perigo, a frequência cardíaca aumenta e os vasos sanguíneos que levam o sangue para os músculos se dilatam. Quando o perigo passa, nosso corpo volta ao estado normal.
Quando o estresse se prolonga por muito tempo, assim como a frequência cardíaca e os altos níveis de hormônios do estresse na corrente sanguínea, o risco de hipertensão, ataque do coração, AVC e aterosclerose aumenta consideravelmente. O seu intestino também não fica fora dessa lista. O estresse crônico prejudica a microbiota intestinal, o que pode causar uma série de disfunções, inclusive no seu humor e comportamento, já que o intestino exerce grande influência no cérebro e vice-versa. Sabia dessa? Diarréia ou constipação são outras consequências possíveis no nosso intestino. O estresse também pode causar náuseas, dor e desconforto no estômago. Vômitos também podem ocorrer, assim como alterações no apetite.
A libido sofre uma grande queda quando ficamos estressados por muito tempo. Nos homens, pode afetar a produção de testosterona e causar disfunção erétil e impotência. O sistema reprodutor, tanto dos homens quanto das mulheres, é afetado pelo estresse crônico. Nas mulheres, o estresse impacta a saúde da gravidez e a adaptação no pós-parto. A mulher fica mais propensa a desenvolver depressão e ansiedade, o que pode afetar o desenvolvimento do feto e a ligação da mãe com o bebê nas primeiras semanas. Nos homens, pode haver redução na produção de esperma.
Já deu para perceber que continuar estressado não é uma opção saudável, não é? Não espere o estresse te afetar para mudar de vida! E mesmo que você já tenha identificado alguns desses sintomas, ainda dá tempo de reverter essa situação.
O que você pode fazer para reduzir o estresse e suas consequências?
Exercício físico regularmente;
Se alimentar de forma saudável;
Ter uma rede de apoio;
Dormir bem;
Reservar um tempo só para você;
Conversar com um psicólogo e/ou psiquiatra.
Aqui no Sermege, você pode contar com as nossas excelentes psicólogas, Psico. Marcela Nascimento e Psico. Maria Fernanda, que estão à disposição para te ajudar. Não deixe de se cuidar, a sua saúde física e mental são prioridade.
Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde
ESCRITO POR: