NOTÍCIAS
Acompanhe as novidades.
- 25 outubro 2018
KIT C0VID: por que não é uma boa ideia?
Afinal, o que é Kit Covid? É uma combinação de medicamentos que não são recomendados por instituições como a Organização Mundial da Saúde, mas ainda assim estão sendo indicados como tratamento precoce da COVID-19.
O Kit Covid geralmente inclui dois ou mais medicamentos, como a cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, corticoide, nitazoxanida, zinco, vitaminas, anticoagulante, ozônio por via retal e dióxido de cloro (sendo os mais difundidos a cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina).
Você sabia que a cloroquina e a hidroxicloroquina são fármacos utilizados no tratamento de doenças como malária e lúpus, e a ivermectina é utilizada no tratamento de infecções por parasitas, como os piolhos?
Embora esses medicamentos sejam prescritos por alguns médicos para o tratamento precoce da COVID-19 e propagandeados pelo Governo Federal, não há comprovação científica de que nenhum desses medicamentos ofereçam qualquer benefício no tratamento ou na prevenção da doença.
A Azitromicina, hidroxicloroquina e ivermectina já foram testados em ensaios clínicos e nenhum benefício foi verificado, de acordo com o Conselho Federal de Farmácia. As principais autoridades mundiais de saúde também afirmam que não existe tratamento comprovadamente eficaz contra a COVID-19.
Então, cuidado! Além de não serem eficazes contra a COVID-19, esses medicamentos podem causar efeitos colaterais graves e até piorar o quadro da doença. Em São Paulo, o Kit Covid levou cinco pacientes para a fila de transplante de fígado por hepatite medicamentosa, e está sendo apontado como a causa de pelo menos três mortes. Esses fármacos podem causar danos ao fígado, hemorragia, insuficiência renal, arritmia cardíaca entre outras complicações.
A Sociedade Brasileira de Infectologia também não recomenda o tratamento precoce com cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina e outros medicamentos do Kit Covid por não possuírem eficácia comprovada contra a COVID-19, e pela possibilidade de causar efeitos colaterais. Essas recomendações estão alinhadas com as recomendações de sociedades médicas científicas e outros organismos sanitários nacionais e internacionais.
As melhores formas de evitar a doença continuam sendo: vacinação, distanciamento social, uso de máscara e higiene frequente das mãos.
Você pode contar com o Sermege!
Caso você apresente algum sintoma de COVID-19, entre em contato e agende a sua consulta. A COVID-19 é coisa séria e suas sequelas podem evoluir para casos graves e/ou permanentes.
Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde
ESCRITO POR: