NOTÍCIAS
Acompanhe as novidades.
- 25 outubro 2018
Respondemos as suas maiores dúvidas sobre o ANTICONCEPCIONAL
A primeira pílula anticoncepcional foi criada em 1960, e hoje em dia mais de 100 milhões de mulheres em todo o mundo fazem o seu uso. Porém, ainda existem muitos mitos e dúvidas a respeito desse método contraceptivo.
Por isso, vamos responder as 5 perguntas mais comuns a respeito da pílula anticoncepcional.
Qual é a melhor pílula anticoncepcional?
Não é aquela que a sua amiga recomendou, nem a que a sua mãe já usou há uns anos. Hoje em dia existem várias categorias de pílulas anticoncepcionais, com diferentes concentrações de hormônios (estrogênio e progesterona).
A melhor pílula anticoncepcional não existe. A melhor opção vai depender das características de cada mulher. Por exemplo, caso a mulher tenha problemas com acne ou alopécia, um determinado tipo de pílula será melhor para ela, mas caso ela tenha tendência às manchas na pele e melasma, a pílula ideal será diferente.
É preciso uma avaliação profissional para a escolha do anticoncepcional, não deixe de consultar um ginecologista.
Se eu usar anticoncepcional por muito tempo, terei dificuldade para engravidar?
Esse é um grande mito a respeito das pílulas anticoncepcionais. O seu uso prolongado NÃO reduz a fertilidade. Assim que a mulher interrompe o seu uso, os ciclos ovulatórios recomeçam, e geralmente em até 3 meses, já se tornam regulados novamente.
Não é necessário interromper o uso do anticoncepcional de tempos em tempos para evitar a infertilidade. O uso anterior da pílula não interfere na capacidade de engravidar.
Quais são os efeitos colaterais da pílula anticoncepcional?
Novamente, depende da pílula. Os efeitos colaterais variam conforme a quantidade de hormônios contida na pílula.
O efeito colateral mais temido é a trombose, tromboembolia e outras reações cardiovasculares. Esses sintomas são raros e geralmente acontecem em pacientes com histórico familiar de problemas de coagulação. Nesses casos, é indicado uma pílula sem estrogênio, o hormônio responsável por causar essa reação. Essa pílula também é indicada para hipertensas e diabéticas.
Mais uma vez, fica clara a importância de consultar um médico antes de escolher a pílula anticoncepcional.
Outros efeitos comuns são:
Enxaqueca;
Retenção de líquidos;
Náuseas;
Enjoo.
Mas a pílula não causa só efeitos indesejados. Muitas mulheres podem se beneficiar do uso da pílula se for escolhida corretamente. Entre os benefícios, estão:
Controle da acne hormonal;
Redução dos sintomas da TPM;
Redução das cólicas menstruais;
Controle da alopécia androgenética;
Regulação do ciclo menstrual.
O que acontece se eu esquecer de tomar um dia?
As pílulas que contém tanto estrogênio quanto progesterona podem manter a proteção, já as que contém apenas a progesterona podem ter a eficácia reduzida se forem tomadas com um atraso de mais de 3 horas. Converse com o seu médico sobre o que deve ser feito nos casos de esquecimento.
Tomar antibiótico reduz a eficácia?
Hoje em dia são poucos os antibióticos que podem reduzir o efeito da pílula. Esteja atenta caso ocorra algum quadro de diarreia por volta de 4 horas após tomar a pílula, nesse caso pode ser que a eficácia seja prejudicada.
Alguns anticonvulsivantes e antirretrovirais podem interferir na eficácia da pílula. Converse com o seu médico.
Aqui no Sermege você pode contar com o atendimento dos nossos excelentes médicos ginecologistas:
Drª Gabrielli Cunha, Dr. Hildebrando Neves e Drª Tania Oliveira.
Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde.
ESCRITO POR: