NOTÍCIAS
Acompanhe as novidades.

- 25 outubro 2018
Se cuide nesse carnaval! Para engravidar é preciso preparo pré-concepcional
"Mamãe, eu quero, mamãe, eu quero
Mamãe, eu quero mamar
Dá a chupeta, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar"
Assim começa uma das marchinhas mais famosas do nosso carnaval brasileiro! Mas apesar da empolgação para a chegada de um novo bebezinho, é preciso ter cautela. Diversos estudos já demonstraram relações entre a saúde dos pais e dos filhos, principalmente quando se fala de saúde materna durante a gestação influenciando na saúde futura da criança. Por isso, viemos apresentar uma nova forma de pensar sobre a gravidez, com PREPARO PRÉ-CONCEPCIONAL.
MAS COMO FUNCIONA O PREPARO PRÉ-CONCEPCIONAL?
Geralmente, as preocupações com a saúde materna só têm início depois que o casal faz o teste de gravidez e encontra os famosos "dois risquinhos". E primeiro ainda vem a emoção, o chororô, e o planejamento da surpresa para contar a novidade para a família... e só então iniciam-se os cuidados pré-natais. Mas muitos futuros papais e mamães podem estar desavisados: o planejamento deve ter início ANTES do momento da concepção.
Achou estranho? A gente explica! O preparo pré-concepcional deve começar assim que o casal decide tentar ter um filho. Então, antes de parar o uso da pílula anticoncepcional e da camisinha, o ideal é dar uma passadinha no médico ginecologista, que fará o encaminhamento para outros profissionais de acordo com a necessidade da futura gestante, como nutricionistas e endocrinologistas.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS?
O principal deles nós já falamos: assegurar a saúde e o desenvolvimento do bebê, ao reduzir a incidência de defeitos do tubo neural (por meio da suplementação com ácido fólico), reduzir partos prematuros e o baixo peso neonatal. Além disso, são adotados um conjunto de cuidados de saúde que previnem problemas durante a gestação, parto e puerpério, que também são super importantes para a saúde da mãe, como a diminuição dos riscos de infecção através da vacinação prévia. Dessa forma, o preparo pré-concepcional diminui as taxas de mortalidade de mães e filhos.
E para os futuros papais? Também há benefícios! Tais práticas aumentam a fertilidade e a libido, ajudando bastante no período de tentativas.
O QUE É FEITO DURANTE O TRATAMENTO PRÉ-CONCEPCIONAL?
É realizado o acompanhamento do casal de modo a:
- Analisar o histórico de doenças;
- Realizar o diagnóstico, controle e tratamento de doenças;
- Orientar sobre o uso de medicações e outras drogas;
- Receitar suplementos alimentícios de acordo com as necessidades encontradas nos exames;
- Ensinar como ter um estilo de vida mais saudável, especialmente através da alimentação e da prática de exercícios físicos;
- Realizar o aconselhamento genético;
- Iniciar tratamento de infertilidade, caso necessário.
Dessa forma, o tratamento pré-concepcional é uma forma de otimizar a saúde dos pais, garantindo a saúde da criança.
E COMO O SERMEGE PODE TE AJUDAR?
Aqui, a SAÚDE INTEGRAL dos pacientes é prioridade! ANTES, DURANTE ou APÓS o momento do parto. E como um centro multidisciplinar, aqui você pode contar com o atendimento de:
- Médicos ginecologistas/obstetras: Drª Gabrielli Cunha, Dr. Hildebrando Neves, Drª Tania Oliveira;
- Nutricionistas: Nutri. Tainá Silva e Nutri. Elaine Oliveira;
- Urologistas: Dr. Fernando Martins e Dr. Jesuino Flores;
- Endocrinologistas: Drª Taila Santos e Dr. Alberico Costa.
E além das consultas médicas, você pode realizar todos os exames de análises clínicas e patológicas, ultrassonografia, e preventivo ginecológico aqui no hospital. Com o Sermege você pode contar!
Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde
Fonte:
– ASCIMENTO, Natália de Castro; BORGES, Ana Luiza Vilela; FUJIMORI, Elizabeth. Preparo pré-concepcional entre mulheres com gravidez planejada. Rev. Bras. Enferm., Brasília , v. 72, supl. 3, p. 17-24, Dec. 2019.
– CDC, Centers of Disease Control and Prevention.